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Arroz com Feijão: o checklist de marketing básico e necessário

Separei o básico para você cobrir sobre estratégia, branding, growth, conteúdo e mais - gostoso e nutritivo!

Marketing é uma disciplina apaixonante. 

Somos especialistas em criar marcas com promessas audaciosas. 

Principalmente quando vendemos para nós mesmos. 

É legal se imaginar impactando o resultado por meio da última tecnologia, da tendência atual, do formato que nenhum dos seus concorrentes está ainda usando. 

Eu gosto (sério). 

Mas isso é a sobremesa.

É o que adoça a boca do marketer na apresentação para o board. 

O problema é quando você não tem a “sustança”. 

O arroz com feijão. 

Na edição de hoje, eu quero tangibilizar o que é esse tal “arroz com feijão” quando falamos de marketing e comunicação. 

Em tempo: meu arsenal de receitas é mais adequado à cozinha B2B e a negócios de tecnologia, então existe algum tipo de viés meu nas recomendações

Apesar de longo, esse checklist não é definitivo. 

Ou seja, tem espaço para você enviar a sua sugestão do que faltou. 

Vou criar uma extensa lista com o que julgo ser básico-porém-essencial para o seu go-to-market. Vou tentar colocar os pontos do jeito mais fácil possível de entender.

Aqui uma legenda pra você entender como vai funcionar. 

Em negrito, a categoria

  • Item sem emoji: item básico do arroz com feijão

  • Item com emoji: pimentinha para receitas mais elaboradas 🌶️

  • Para outra edição: item com ⭐⭐⭐ Michelin para os mais requintados.

Os pratos do Chef

O Midjourney não sabe fazer imagem só de arroz com feijão (e eu estava com preguiça de fazer um prompt melhor)

Estratégia

  • Saber para quem você vende (ICP e Persona bem definidos)

  • Saber quais as dores e demandas você resolve pra essa turma

  • Saber qual a segmentação de mercado você busca

  • Análise competitiva e como você está posicionado

  • Saber quais canais o mercado usa para vender

  • Definição de investimento x expectativa de resultados (receita, SQL, até leads vai)

Marca

  • Clareza sobre a sua proposta de valor

  • Unique Selling Proposition (lá com proposta de valor)

  • Registro de marca no INPI

  • Argumentos de diferenciação frente aos pares

  • Dados e fatos para justificar esses argumentos

  • Arquétipo e tom de voz da marca 🌶️

  • Valores de marca 🌶️

Design

  • Logomarca e logotipo (diferença entre eles)

  • Paleta de cores e fontes usadas

  • Um manual de como desdobrar a marca

  • Templates de PPT, Apresentações e Social Media 🌶️

Site

  • Domínio e e-mail personalizados (e decentes, por favor)

  • Header com nome da sua marca e a sua categoria ou produto

  • Indicadores aceitáveis de performance (Website Grader, PageSpeed)

  • Bom desdobramento também em mobile 

  • Explicar o que você faz logo na primeira dobra (texto mesmo)

  • Imagens e UI que casem com a marca e não sejam vergonhosos

  • Formulário de contato que funcione e conectado com um CRM

  • Um e-mail automático conectando o lead ao vendedor/próximos passos

  • Pixel de Google Analytics, Meta, CRM e outros devidamente instalados

  • Eventos de conversão configurados nos Analytics todos 🌶️

  • Google Tag Manager para conseguir mudar sem alterar código 🌶️

  • Hotjar e ferramentas de análise de CRO 🌶️

  • Que tal experimentar um pouco de teste A/B? 🌶️

Vendas

  • Discurso padronizado sobre o seu produto e as dores que atende

  • Material (deck) de vendas testado na prática

  • One-pager de cada produto e card de WhatsApp 🌶️ 

  • Integração entre marketing e vendas (clareza e padrões de qualificação)

  • CRM devidamente preenchido e atualizado sempre

  • Processo básico de vendas implementado: discurso, cadências, método

  • Se vender outbound: contexto mínimo sobre as empresas que abordar

  • Lista de objeções possíveis e como manejá-las 🌶️

Comunicação e Social Media

Tem muita coisa aplicada como “pimenta” porque depende se você vai ou não usar conteúdo como estratégia de aquisição (eu recomendo).

  • Lista de quais veículos de imprensa relevantes no seu mercado

  • Lista dos veículos não-tradicionais: influencers, podcasts, etc 🌶️

  • Ter contato com os principais veículos do mercado 🌶️

  • Texto básico do que faz a sua empresa (press release + “boiler”)

  • Lista de clientes que topem aparecer como case em reportagem 🌶️

  • Conta no LinkedIn, Instagram OU no que a sua audiência usar;

  • URL ou username relacionados à sua marca (padronizados)

  • Posts ao menos uma vez por semana para não “ser fake”

  • Mínimo de presença dos executivos em social media 🌶️

  • Blog: hospedagem e um post por semana 🌶️

  • Blog + SEO: cobrir os principais termos da categoria 🌶️

  • SEO: monitorar como está na competição (SEMRUSH) 🌶️

  • Lista de e-mails para relacionamento (atualizada e organizada)

  • Comunicação mensal sobre features de produto ou novidades

Métricas

  • Funil de vendas e de marketing (para desespero dos haters, é o básico)

  • Custo de Aquisição de Cliente nível básico (investimento x n° de clientes)

  • Relação do CAC com o seu ticket médio da venda (ainda nem é LTV) 🌶️

  • Hotjar e taxas de conversão 🌶️

  • Tempo médio de funil e projeção de vendas 🌶️

Eventos

  • Quais são os eventos do seu setor

  • Qual a estratégia dos competidores nesses eventos? 🌶️

  • Quais eventos internos que você pode fazer?

Mídia Paga

A categoria inteira aqui está como pimentinha 🌶️ porque não necessariamente você precisa dela no seu arroz e feijão. Mas se for usar, tenha o seguinte: 

  • Segmentação correta de público

  • Configuração das conversões 

  • Clareza do investimento e onde distribuir

  • Definição dos melhores canais (Meta, Google Ads, Linkedin)

  • Copy sexy e compatível com mensagens-chave, SEO e header da página de destino (pode lançar mão de AI, por favor)

  • LPs focadas em conversão, com otimização de CRO

  • Desenvolvimento de peças de comunicação (formatos padrão square e landscape) para povoar as plataformas (campanhas tipo Display, Pmax e DemandGen) 🌶️

Gestão e Rotinas

  • Reunião mensal de resultados

  • Reunião semanal (ou quinzenal) de entregas

  • Avaliação semestral de performance

  • Plano de Marketing mínimo (entregas e métricas) por 6 meses

  • Calendário de grandes eventos do mercado ou grandes entregas🌶️

  • Sistema de gestão de tarefas (ClickUp, Notion, Monday, etc.)

  • Lista de agências e freelancers para demandas pontuais 🌶️

Produto e CS

  • Ter um produto bom o suficiente (sem mais delongas, meritíssimo); 

  • CS: medir satisfação do produto e quem é mais passível de recomendar

  • Pedir ativamente recomendação para estes clientes :) 🌶️

  • SAC bem resolvido e comunicação rápida em todos os momentos

Time da Cozinha

  • Análise das competências do time

  • Criação de um mapa “ideal” de competências

  • Análise do que falta e como você pode conquistar

  • Definir prioridades de ações e contratar especialistas (i.e. SEO e conteúdo, mídia paga, e eventos e relacionamento, dados e processos, design, etc.)

  • Definir níveis de senioridade e de responsabilidades

  • Treinamentos constantes sobre o método de gestão e skills

  • Mentores (estou me promovendo aqui, hein 😛 )

Feijão Mineiro

Quando comecei a falar sobre a edição de newsletter explicando como fazer o básico, descobri que o meu amigo Gabriel “Mineiro” Costa também tem o “Growth Método ACF”, onde ACF é nada menos que arroz com feijão. 

Troquei umas figurinhas com ele e ele gentilmente fez este documento abaixo, listando mais alguns ingredientes importantes para a sua cozinha. 

Ele fala desde modelos mentais até como abordar uma filosofia de growth.

Pessoalmente, eu acho que ele já veio com a feijoada completa. Colocou links para vídeos e muita coisa do GLA (Growth Leaders Academy, uma comunidade que ele criou e eu faço parte). 

Mais alguns agradecimentos para todo mundo que comentou no post inicial no LinkedIn: Clarissa Sacilotto, João Victor Prado, Felipe Morgan, Daniel Lestinge, Caroline Brotto e Luiz Zaka, entre outros que me mandaram mil dicas por aí. 

E um amor especial à Renata Sagradi e ao Gabriel “Agá” Ferreira, meus cornetas de plantão 📯📯.

Leram e comentaram a V1 da newsletter para essa ficar bem melhor. Thanks!

De novo: essa lista de arroz com feijão não se propõe a ser exaustiva. 

Eu espero mesmo que você me mande o seu ingrediente secreto como resposta desse e-mail.

Ou que me responda falando que faltava um monte de coisa no seu prato e que eu ajudei de alguma maneira. 

Até a próxima semana, 

Collins

Separei o

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