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Arroz com Feijão: o checklist de marketing básico e necessário
Separei o básico para você cobrir sobre estratégia, branding, growth, conteúdo e mais - gostoso e nutritivo!
Marketing é uma disciplina apaixonante.
Somos especialistas em criar marcas com promessas audaciosas.
Principalmente quando vendemos para nós mesmos.
É legal se imaginar impactando o resultado por meio da última tecnologia, da tendência atual, do formato que nenhum dos seus concorrentes está ainda usando.
Eu gosto (sério).
Mas isso é a sobremesa.
É o que adoça a boca do marketer na apresentação para o board.
O problema é quando você não tem a “sustança”.
O arroz com feijão.
Na edição de hoje, eu quero tangibilizar o que é esse tal “arroz com feijão” quando falamos de marketing e comunicação.
Em tempo: meu arsenal de receitas é mais adequado à cozinha B2B e a negócios de tecnologia, então existe algum tipo de viés meu nas recomendações
Apesar de longo, esse checklist não é definitivo.
Ou seja, tem espaço para você enviar a sua sugestão do que faltou.
Vou criar uma extensa lista com o que julgo ser básico-porém-essencial para o seu go-to-market. Vou tentar colocar os pontos do jeito mais fácil possível de entender.
Aqui uma legenda pra você entender como vai funcionar.
Em negrito, a categoria
Item sem emoji: item básico do arroz com feijão
Item com emoji: pimentinha para receitas mais elaboradas 🌶️
Para outra edição: item com ⭐⭐⭐ Michelin para os mais requintados.
Os pratos do Chef
O Midjourney não sabe fazer imagem só de arroz com feijão (e eu estava com preguiça de fazer um prompt melhor)
Estratégia
Saber para quem você vende (ICP e Persona bem definidos)
Saber quais as dores e demandas você resolve pra essa turma
Saber qual a segmentação de mercado você busca
Análise competitiva e como você está posicionado
Saber quais canais o mercado usa para vender
Definição de investimento x expectativa de resultados (receita, SQL, até leads vai)
Marca
Clareza sobre a sua proposta de valor
Unique Selling Proposition (lá com proposta de valor)
Registro de marca no INPI
Argumentos de diferenciação frente aos pares
Dados e fatos para justificar esses argumentos
Arquétipo e tom de voz da marca 🌶️
Valores de marca 🌶️
Design
Logomarca e logotipo (diferença entre eles)
Paleta de cores e fontes usadas
Um manual de como desdobrar a marca
Templates de PPT, Apresentações e Social Media 🌶️
Site
Domínio e e-mail personalizados (e decentes, por favor)
Header com nome da sua marca e a sua categoria ou produto
Indicadores aceitáveis de performance (Website Grader, PageSpeed)
Bom desdobramento também em mobile
Explicar o que você faz logo na primeira dobra (texto mesmo)
Imagens e UI que casem com a marca e não sejam vergonhosos
Formulário de contato que funcione e conectado com um CRM
Um e-mail automático conectando o lead ao vendedor/próximos passos
Pixel de Google Analytics, Meta, CRM e outros devidamente instalados
Eventos de conversão configurados nos Analytics todos 🌶️
Google Tag Manager para conseguir mudar sem alterar código 🌶️
Hotjar e ferramentas de análise de CRO 🌶️
Que tal experimentar um pouco de teste A/B? 🌶️
Vendas
Discurso padronizado sobre o seu produto e as dores que atende
Material (deck) de vendas testado na prática
One-pager de cada produto e card de WhatsApp 🌶️
Integração entre marketing e vendas (clareza e padrões de qualificação)
CRM devidamente preenchido e atualizado sempre
Processo básico de vendas implementado: discurso, cadências, método
Se vender outbound: contexto mínimo sobre as empresas que abordar
Lista de objeções possíveis e como manejá-las 🌶️
Tem muita coisa aplicada como “pimenta” porque depende se você vai ou não usar conteúdo como estratégia de aquisição (eu recomendo).
Lista de quais veículos de imprensa relevantes no seu mercado
Lista dos veículos não-tradicionais: influencers, podcasts, etc 🌶️
Ter contato com os principais veículos do mercado 🌶️
Texto básico do que faz a sua empresa (press release + “boiler”)
Lista de clientes que topem aparecer como case em reportagem 🌶️
Conta no LinkedIn, Instagram OU no que a sua audiência usar;
URL ou username relacionados à sua marca (padronizados)
Posts ao menos uma vez por semana para não “ser fake”
Mínimo de presença dos executivos em social media 🌶️
Blog: hospedagem e um post por semana 🌶️
Blog + SEO: cobrir os principais termos da categoria 🌶️
SEO: monitorar como está na competição (SEMRUSH) 🌶️
Lista de e-mails para relacionamento (atualizada e organizada)
Comunicação mensal sobre features de produto ou novidades
Métricas
Funil de vendas e de marketing (para desespero dos haters, é o básico)
Custo de Aquisição de Cliente nível básico (investimento x n° de clientes)
Relação do CAC com o seu ticket médio da venda (ainda nem é LTV) 🌶️
Hotjar e taxas de conversão 🌶️
Tempo médio de funil e projeção de vendas 🌶️
Eventos
Quais são os eventos do seu setor
Qual a estratégia dos competidores nesses eventos? 🌶️
Quais eventos internos que você pode fazer?
Mídia Paga
A categoria inteira aqui está como pimentinha 🌶️ porque não necessariamente você precisa dela no seu arroz e feijão. Mas se for usar, tenha o seguinte:
Segmentação correta de público
Configuração das conversões
Clareza do investimento e onde distribuir
Definição dos melhores canais (Meta, Google Ads, Linkedin)
Copy sexy e compatível com mensagens-chave, SEO e header da página de destino (pode lançar mão de AI, por favor)
LPs focadas em conversão, com otimização de CRO
Desenvolvimento de peças de comunicação (formatos padrão square e landscape) para povoar as plataformas (campanhas tipo Display, Pmax e DemandGen) 🌶️
Gestão e Rotinas
Reunião mensal de resultados
Reunião semanal (ou quinzenal) de entregas
Avaliação semestral de performance
Plano de Marketing mínimo (entregas e métricas) por 6 meses
Calendário de grandes eventos do mercado ou grandes entregas🌶️
Sistema de gestão de tarefas (ClickUp, Notion, Monday, etc.)
Lista de agências e freelancers para demandas pontuais 🌶️
Produto e CS
Ter um produto bom o suficiente (sem mais delongas, meritíssimo);
CS: medir satisfação do produto e quem é mais passível de recomendar
Pedir ativamente recomendação para estes clientes :) 🌶️
SAC bem resolvido e comunicação rápida em todos os momentos
Time da Cozinha
Análise das competências do time
Criação de um mapa “ideal” de competências
Análise do que falta e como você pode conquistar
Definir prioridades de ações e contratar especialistas (i.e. SEO e conteúdo, mídia paga, e eventos e relacionamento, dados e processos, design, etc.)
Definir níveis de senioridade e de responsabilidades
Treinamentos constantes sobre o método de gestão e skills
Mentores (estou me promovendo aqui, hein 😛 )
Feijão Mineiro
Quando comecei a falar sobre a edição de newsletter explicando como fazer o básico, descobri que o meu amigo Gabriel “Mineiro” Costa também tem o “Growth Método ACF”, onde ACF é nada menos que arroz com feijão.
Troquei umas figurinhas com ele e ele gentilmente fez este documento abaixo, listando mais alguns ingredientes importantes para a sua cozinha.
Ele fala desde modelos mentais até como abordar uma filosofia de growth.
Pessoalmente, eu acho que ele já veio com a feijoada completa. Colocou links para vídeos e muita coisa do GLA (Growth Leaders Academy, uma comunidade que ele criou e eu faço parte).
Mais alguns agradecimentos para todo mundo que comentou no post inicial no LinkedIn: Clarissa Sacilotto, João Victor Prado, Felipe Morgan, Daniel Lestinge, Caroline Brotto e Luiz Zaka, entre outros que me mandaram mil dicas por aí.
E um amor especial à Renata Sagradi e ao Gabriel “Agá” Ferreira, meus cornetas de plantão 📯📯.
Leram e comentaram a V1 da newsletter para essa ficar bem melhor. Thanks!
De novo: essa lista de arroz com feijão não se propõe a ser exaustiva.
Eu espero mesmo que você me mande o seu ingrediente secreto como resposta desse e-mail.
Ou que me responda falando que faltava um monte de coisa no seu prato e que eu ajudei de alguma maneira.
Até a próxima semana,
Collins
Separei o